Quinta, 12 Dezembro 2019 18:14
DIVERSIDADE

IV Conferência Estadual LGBT será realizada em Alagoas

Encontro deste final de semana é a culminância das etapas regionais e municipais

Conferência Regional da Zona da Mata, realizada em São José da Laje, foi a última etapa antes da Conferência Estadual Conferência Regional da Zona da Mata, realizada em São José da Laje, foi a última etapa antes da Conferência Estadual Joanna de Ângelis

A Garantia do Direito à Diversidade Sexual e de Gênero para Conquista da Democracia” será o tema central da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, convocada pelo governador Renan Filho por meio do Decreto Nº 67. 318, que acontece nos próximos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

“A palavra é mobilização. Será um momento importante para debater temas excluídos, que sabemos de sua importância. Estamos tratando de vidas. De pessoas. De seres humanos. É um momento que marca nossa sociedade”, destacou o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial da Semudh, Mirabel Alves.

Organizada pelo Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CECD/LGBT em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos – Semudh, a Conferência tem o intuito de avaliar a efetividade das políticas públicas para enfrentamento a violência praticada contra a população LGBT, tendo em conta o pacto federativo e a relação entre os três poderes, como também propor estratégias para enfrentar a discriminação sofrida em decorrência de orientação sexual e/ou identidade de gênero.

“A Conferência Estadual de Direitos LGBT é uma grande conquista para a comunidade alagoana. A reunião entre sociedade civil e gestores de entidades e órgãos ligados à temática construirá propostas que irão para a Conferência Nacional. O objetivo geral é criar, fortalecer e garantir as políticas públicas de nossa população”, afirmou Jade Soares, assessora técnica da Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial da Semudh e membro do CECD/LGBT.

IV Conferência teve encontros divididos em etapas regionais, de setembro a dezembro de 2019, realizados em diversos municípios como Delmiro Gouveia, Barra de Santo Antônio, Santa Luzia do Norte, Penedo, São José da Laje e Arapiraca, entre outros, abrangendo todo o estado de Alagoas, e o material coletado nas regionais e na estadual será sintetizado para apresentação na Conferência Nacional.

Confira programação abaixo: