Segunda, 30 Setembro 2019 16:08
INCENTIVO A INCLUSÃO

Praia sem Barreiras leva dia de lazer para pessoas com deficiência na Barra de São Miguel

Evento da Semudh chega a seu terceiro ano com banho de mar, surfe assistido e práticas de atividades esportivas na praia

Projeto deve ser interiorizado ainda este ano para os municípios de Pilar e Piranhas Projeto deve ser interiorizado ainda este ano para os municípios de Pilar e Piranhas Bruno Levy
Texto de Bruno Levy

Um dia de lazer, de inclusão e de solidariedade para pessoas com deficiência. Estes são os benefícios de mais uma edição do “Praia Sem Barreiras”, que está em seu terceiro ano, ocorrida no sábado (28), no município de Barra de São Miguel, litoral sul alagoano.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com a prefeitura da Barra, garantiu um banho de mar seguro para as pessoas com deficiência por meio de cadeiras de roda especiais, projetadas para a praia.

Quem experimentou a atividade foi Claudemir Santos, de 19 anos, diagnosticado ao nascer com Microcefalia, malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Assistido por fisioterapeutas, cuidadores e pela mãe Maria Cícera, Claudemir experimentou pela primeira vez o mar da Barra de São Miguel.

“Foi um dia muito especial, diferente. Estou muito feliz que meu filho, aos 19 anos, pôde pela primeira vez tomar um banho de praia. Ele se divertiu bastante, a água estava morna. Todas as condições favoráveis para que Claudemir pudesse vivenciar este momento”, disse Maria Cícera.

IMG 20190928 102140490 HDR

E não foi só o banho de mar assistido que aconteceu durante o evento. O projeto ainda contou com partidas de vôlei sentado com as equipes masculina e feminina da Associação Atlética Anthares e da Associação de Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos (Adefsmic), surfe assistido promovido por colaboradores da Intime, da Igreja Bola de Neve, e atividades lúdicas e esportivas com crianças do Centro de Convivência do município.

“Projetos como esse sempre devem estar em pauta, sendo realizados, pois é aqui que se trabalha a inclusão, que as pessoas com deficiência vêm à praia e se sentem vivas, elas mesmas”, falou o presidente da Adefsmic, Ednaldo Vitor.

Interiorização

Para o superintendente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Gino César, é importante que estas ações não fiquem apenas no escopo do litoral alagoano.

“Este ano nós vamos ter uma variação para não ficarmos apenas na praia. Vamos realizar ainda em outubro o ‘Lagoa sem Barreiras’, em Pilar, e o ‘Rio sem Barreiras’, no Sertão. É importante que todos participem através do esporte, da cultura, do lazer, os quais são fundamentais para que possamos incluir as pessoas com deficiência, pois muitas vezes se sentem constrangidos pelo preconceito que ainda é muito forte”, explicou o superintendente.

IMG 20190928 103424512

O prefeito Zezeco da Barra de São Miguel é um dos incentivadores do projeto. Segundo ele, a parceria com a Semudh deixou o paraíso litorâneo ainda mais especial. “É um momento muito importante para a Barra que acaba servindo para chamar a atenção da comunidade local e dos turistas de que existem atividades que incluem as pessoas com deficiência, de que elas podem, sim, ter seus momentos de lazer”, acredita o prefeito.