Sexta, 09 Agosto 2019 15:49
SERTÃO

Semudh visita povoado do Sertão de Alagoas

A secretária Maria Silva foi ao povoado Jiquiri em Minador do Negrão a convite da Associação Beneficente e Cultural Aprígio Bezerra da Silva

Conhecer cada canto bem como as peculiaridades e características da população espalhada por Alagoas é uma das prioridades da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos – Semudh para pensar ações adequadas às realidades locais.

A convite da Associação Beneficente e Cultural Aprígio Bezerra da Silva, a secretária Maria Silva, acompanhada da gerente de Políticas para a Mulher da Semudh, Mel Falcão, realizou visita ao povoado Jiquiri, no município de Minador do Negrão.

WhatsApp Image 2019 08 09 at 12.52.20 16

O encontro teve o intuito de conhecer a comunidade e conversar com os moradores para compreender as principais demandas e carências do local. "Quando recebi o convite, senti a importância de vir pessoalmente ao povoado para saber de que forma podemos contribuir. Nossa secretaria está à disposição para os moradores do Jiquiri, para auxiliar no desenvolvimento de ações afirmativas sobre as mulheres do município, a disseminação dos direitos humanos e a proteção da pessoa com deficiência. Conhecer a Associação foi um presente que nos motiva a trabalhar mais por quem mais precisa", afirmou Maria.

Assistência Social

Ivelise Pinheiro, técnica em Projetos Sociais da Associação, conta que a população necessita de mais atenção no contexto social e que a presença da Semudh é essencial para dar voz aos moradores da região. "Nosso povoado carece de mudança e a presença dos moradores no encontro de hoje reforça esse interesse em buscar mais, em querer mais. Nós trabalhamos na Associação correndo atrás de parcerias, de apoio da própria comunidade, e sem eles não somos nada. Agradeço a secretária Maria pela sua sensibilidade em nos proporcionar esse momento. Eu tenho certeza que, depois de hoje, a vida de todos aqui não vai mais ser a mesma".

WhatsApp Image 2019 08 09 at 12.52.20 22

A união da população em prol de um bem comum e da conquista de espaço e melhorias na qualidade de vida é um ponto reforçado por Juliana Nunes, auxiliar administrativa do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS municipal. "Pra gente é muito proveitoso participar de encontros que tenham o intuito de ouvir o que a população tem a dizer. Que venham sempre, estejam sempre presentes e continuem abrindo portas para todos nós". É muito raro ter uma autoridade aqui.

Agosto Lilás

No encerramento do encontro, a gerente de Políticas para a Mulher, Mel Falcão, explanou para as mulheres a importância da valorização e da proteção da mulher por meio do conhecimento dos seus direitos.

Em forma de poema, Mel também declamou a história da farmacêutica Maria da Penha, cujo nome batizou a lei de proteção à mulher vítima de violência doméstica, tema da campanha de conscientização do mês de Agosto, conhecida como Agosto Lilás.

"Adorei. Achei a palestra ótima. Queremos que vocês venham sempre. Foi a primeira vez que vi uma Secretaria de Estado aqui e já estamos de braços abertos pra receber com todo amor e carinho aqui no nosso povoado", contou Cícera Andréa, moradora do Jiquiri e integrante da Associação.

Mel também realizou a distribuição de panfletos informativos sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência em Alagoas, como estratégia de disseminação da temática.

Apoio

"A visita da secretária é um privilégio para nossa Associação. Representa um marco na nossa história e na história de toda a comunidade que conta com o nosso apoio no dia a dia", ressaltou o presidente da Associação, Expedito Bezerra.

WhatsApp Image 2019 08 09 at 12.52.20 23

Além da grande participação dos moradores do povoado, também prestigiaram o encontro diversas autoridades do governo municipal de Minador do Negrão.