Terça, 12 Novembro 2019 15:11
INCLUSÃO

Roteiro é o próximo destino do Praia Sem Barreiras

Projeto acontece nesta sexta-feira (15) na Praia do Gunga para a população PCD da região

Ação proporciona banho de mar assistido para a população PCD Ação proporciona banho de mar assistido para a população PCD ASCOM SEMUDH

A promoção da acessibilidade e da inclusão por meio de atividades esportivas e de lazer são os objetivos principais do Praia Sem Barreiras, projeto da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos – Semudh.

Além do banho de mar proporcionado com cadeiras especiais, também serão realizadas diversas ações lúdicas e de integração da população, como o vôlei sentado.

O evento desta sexta (15), tem início às 08h e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Roteiro, das Associações de Deficientes Físicos de Roteiro e de São Miguel dos Campos – ADEFROT e ADEFSMIC, e da equipe da Associação Atlética Anthares, de Maceió.

O superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência da Semudh, Gino César, ressaltou a importância da participação da sociedade como estratégia de quebra do preconceito com a comunidade PCD.

“Incluir é compreender as dificuldades e desafios diários do outro. Integrar é buscar meios que auxiliem a participação ativa da pessoa com deficiência, que lhe deem visibilidade e segurança, promovendo sua cidadania e seu bem-estar. É por isso que o Praia Sem Barreiras acontece, e vai continuar conquistando novos espaços a cada encontro, em todo o Estado”, afirmou.

WhatsApp Image 2019 11 12 at 12.14.13

Interiorização

Em 2018 a Semudh ampliou o projeto Praia Sem Barreiras adaptando-o para Lagoa sem Barreiras, e levando inclusão e acessibilidade às pessoas com as mais variadas formas de deficiência, tanto nas praias como nos lagos e lagoas da capital e do interior do Estado.

Em três anos desde sua criação, o projeto já passou pelos municípios da Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Pilar, Piranhas e Marechal Deodoro.