Sábado, 23 Setembro 2017 12:41
FORTALECIMENTO

AL sedia encontro nordestino sobre a regulamentação da profissão de intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Libras

Evento acontece na próxima segunda-feira (25), a partir das 13h, no auditório do Conselho Regional de Administração de Alagoas

Texto de Luciana Beder

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados realizam na próxima segunda-feira (25), no auditório do Conselho Regional de Administração de Alagoas, o debate “O exercício da profissão de intérpretes, guia-intérpretes e tradutores X O fortalecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a efetivação do acesso à comunicação dos surdos”.

O debate tem como propósito discutir a regulamentação da profissão de intérpretes, guia-intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como o fortalecimento da Libras e a efetivação do acesso à comunicação dos surdos, em todo o País.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados criou uma subcomissão especial com o objetivo de promover o debate em todas as regiões do Brasil. Alagoas foi o estado escolhido para iniciar o ciclo de debates.

Para a superintende da Pessoa com Deficiência, Dilma Pinheiro, o evento permite uma reflexão sobre a importância do fortalecimento da Libras e valorização do profissional. “É importante que tenhamos profissionais capacitados para ajudar no desenvolvimento linguístico da pessoa surda”, disse a superintendente.

O encontro contará com a participação de representantes de associações e sindicato de profissionais intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Libras, Associação de Pessoas Surdas, Federação das Associações de Tradutores e Intérpretes de Libras, profissionais e estudantes das universidades federais, estaduais e faculdades particulares, profissionais da educação inclusiva e a sociedade civil de todos os estados da Região Nordeste.

O debate acontece na próxima segunda-feira (25), das 13h às 19h, no auditório do Conselho Regional de Administração de Alagoas, na Rua João Nogueira, 51, farol.

As inscrições podem ser feitas por meio do blog www.suppcdal.blogspot.com.br